Smart Fralda alerta sobre xixi do bebê, é barata e não utiliza bateria

0
386
O Massachissetts Institute of Technology Desenvolveu uma alternativa mais barata para a chamada Smart Fralda , que detecta quando o recém nascido fez xixi
Os pais recebem um alerta no celular após a fraldas ficar úmida. A Smart Fralda envia o sinal assim que sente a umidade do hidrogel

Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveram dispositivo de identificação por radiofrequência, o RFID, que pode detectar umidade em fraldas e enviar um alerta ao cuidador mais próximo, a Smart Fralda. O custo equivalente a 0,2 centavos de dólar e torna o dispositivo adequado a fraldas descartáveis sem aumentar seu preço, segundo a publicação da MIT News Report dessa sexta-feira (14).

A novíssima tecnologia deve beneficiar bebês e idosos que usam fraldas geriátricas e necessitam de cuidados especiais.

.

A pesquisa foi conduzida por pesquisadores do MIT que buscam por soluções e saídas para a tecnologia envolvendo o RFID. A equipe é formada por Pankhuri Sen, Sai Nithin R. Kantareddy, Rahul Bhattacharyya, Sanjay E. Sarma, e Joshua E. Siegel

Radiofrequência

De acordo com os desenvolvedores da novíssima tecnologia, ela consistiu em criar uma tarja que se mistura ao hidrogel, comum em todas as fraldas descartáveis, e dotá-la de um RFID.

A partir do momento que o hidrogel se umedece por conta da urina, ele automaticamente ativa o sinal de radiofrequência da tarja. Esse sinal é captado pelo roteador de wi-fi da casa que dispara o alerta no celular dos pais ou cuidadores do bebê, ou idoso.

Tudo isso sem a necessidade de baterias ou qualquer outro dispositivo que não a tarja com RFID.

O contato prolongado da pele com uma fralda umedecida pode causar assaduras e outros tipos de desconforto à pele. Um tipo de alerta desses pode ser capaz de diminuir o stress dos pais de primeira viagem na hora de trocar a fralda no momento certo.

Alternativa mais barata que a atual

A fabricante de fraldas Pampers já vende um produto análogo chamado Lumi Smart Diapers. Contudo, é uma opção bem mais cara à apresentada agora, já que faz a utilização de sensor removível emissor de sinal Bluetooth que requer recarga de bateria e limpeza constante.

Outra marca famosa com tecnologia Smart Fralda à da Pampers é a Hughies, que possui um detector de urina e fezes do bebê. No entanto, também é uma opção mais cara.