Os passos para a Transformação Organizacional na empresa

0
39
Treine ou contrate agentes de transformação para o kick off, são os Enterprise Coaches. É preciso incorporar pessoas que tenham conhecimento prévio desse novo modelo de gestão para agir em nível organizacional, que entendam de administração em todas as suas áreas, como o RH, o financeiro, o jurídico, a entrega do serviço em todas as pontas, bem como conheçam sobre Agile e padrões organizacionais
Aloque um Product Owner e delineie um roadmap para se ter um overview geral dos entregáveis e da duração do processo de mudança.

Adaptabilidade é a palavra de ordem nas corporações. E neste ano, mais do que nunca, a repentina chegada da pandemia mostrou a importância de se transformar rapidamente para se adequar e permanecer no mercado. Para Heitor Roriz, CEO da Massimus –uma das principais referências brasileiras quando se trata de Scrum e Agile-, tendo em vista esse cenário altamente dinâmico, incerto e cada vez mais desafiante ao status quo, a Transformação Organizacional chega com a proposta de guiar organizações rumo a um modelo de gestão radical próprio. “A tônica é tornar a companhia mais adaptativa”, explica Roriz, que também é Mestre em Tecnologia da Informação pela Universidade de Stuttgart, na Alemanha, especialista em gestão e treinamento Ágil.

Roriz aponta alguns passos primordiais para uma empresa iniciar seu projeto de Transformação Organizacional. São eles:   

Treine o C-Level

Treinamento sobre os impactos que a transformação organizacional tem dentro da empresa. Além desses impactos, é preciso capacitar sobre o pensamento sistêmico e, a partir daí, será possível entender que a transformação começa dentro da cabeça das pessoas.

Novo modelo de gestão

Crie um novo modelo de gestão da empresa, definindo bem qual será ele; como será a nova “cara” da companhia; como será a governança, entre outras definições que precisam ser claramente delineadas. Para isso, é preciso ter auxílio de profissionais especializados para aplicar um modelo padrão de transformação organizacional, capazes de identificar aquele que mais se adeque ao perfil da empresa.

Escolha métricas

Eleja métricas de validação da transformação. É fundamental entender que se trata de um projeto com começo, meio e fim. E as métricas vão demonstrar os resultados das mudanças e todo o seu processo.

Agile Coaches

Aloque recursos para treinar agentes de transformação. Esses agentes são chamados geralmente de Agile Coaches. É preciso treinar esses profissionais internamente e, para isso, estabelecer um budget Eles serão fundamentais para que o novo modelo de gestão seja sustentável.

“Não há transformação organizacional se não houver mudança na base. O momento é de ousar e criar novas soluções. Mas antes de tudo é necessário capacitar a equipe e garantir que todos entendam o processo e a necessidade da nova organização”, finaliza Roriz.