Isolamento e quarentena – Opções de cursos online grátis na pandemia

5
355
Foto: Leandro Tapajós/ME

Quem precisou deixar de trabalhar, ou ganhou mais tempo livre, por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19) pode aproveitar para buscar mais conhecimento. Seja durante o isolamento ou quarentena, muitas pessoas poderão fazer cursos online disponíveis até mesmo de modo gratuito. O período pode também ser usado para planejamento de negócios.

Diferença entre quarentena e isolamento 

Primeiramente, antes de falar sobre os cursos podemos tirar uma dúvida comum: qual a diferença entre quarentena e isolamento, neste momento de pandemia.

O que é quarentena

A Portaria nº 356/3020 do Ministério da Saúde diz que a quarentena tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde em local determinado. 

O que é isolamento

Por outro lado, o isolamento tem objetivo de separar pessoas sintomáticas ou assintomáticas (que apresentam sintomas ou não) para evitar a propagação do vírus e transmissão da doença.Por isso, nos casos de isolamento, ele pode ocorrer também em ambiente domiciliar.

Dito isto, vamos aos cursos e opções para usar o tempo com auxílio da internet. 

O que fazer na quarentena ou isolamento?

Quem não está em esquema home office, ou pretende usar aquelas horas disponíveis – já que o tempo livre tende a ficar maior, uma vez que se reduziu a necessidade de transporte, por exemplo -, pode fazer cursos livres, profissionalizantes, pesquisar até mesmo uma pós-graduação EAD, estudar para concursos públicos, aprimorar conhecimentos sobre áreas de seu campo profissional (ou novos campos), estudar línguas, ler livros e ver vídeos. 

Também, entre os empresários e futuros empresários, o tempo pode ser usado para planejamento estratégico de negócios, remodelar o que já existe e por no papel novas ideias.

 

Vale a ressalva de que o futuro próximo vai exigir malabarismos de empresas por conta dos impactos deixados pela pandemia do novo coronavírus.  Conhecer mais sobre ferramentas e estratégias de gestão empresarial será fundamental.

.

Opções de cursos online 

FGV 

O FGV Online oferece cursos a distância para cada momento de sua carreira: cursos de atualização, graduação, aperfeiçoamento e especialização/MBA. Acesse no link.

LInkedin 

A plataforma disponibiliza grátis dicas de  como organizar sua rotina para trabalhar remotamente. Aprender técnicas para melhorar sua produtividade e manter a resiliência. 
 Veja no link.

Udemy 

Com mais de 100.000 cursos em vídeo online com novas adições publicadas mensalmente, a Udemy disponibiliza várias opções de cursos online grátis. Veja no link.

Universidade de Harvard

Artes e Design; Negócios e Gestão; Ciência da Computação; Ciência de Dados; Desenvolvimento Educacional e Organizacional. Essas são algumas das áreas de cursos online grátis disponíveis na plataforma HarvardX, da Universidade de Harvard, durante a pandemia de covid-19. Confira a plataforma no link.

Sebrae 

Quem deseja empreender também precisa buscar conhecimentos teóricos. Por isso, o Sebrae disponibiliza vários cursos gratuitos online. Link do site.