Controlar as finanças, sejam as pessoais ou de uma empresa, é uma atividade importante. Afinal, quem não quer ver dinheiro sobrando e as contas no azul? Para manter a saúde financeira em dias é preciso buscar conhecimento e ter disciplina. O MundoEmpresa listou canais do Youtube que podem lhe ajudar (confira as indicações abaixo). 

Independente do tamanho da sua conta bancária, é certo que a vida financeira precisa de atenção. Embora seja parte da rotina, nem todos sabem como controlar as finanças – seja em âmbito familiar, pessoal, ou no trabalho. Afinal, são muitos os que estão, ou já estiveram, endividados.

Educação financeira para sonho virar Real (R$)  

Bem como são muito os que devem, não são poucos os que sonham em ter muito dinheiro e até desejam virar milionários. 

Quando se fala de dinheiro – salvo em casos pouco comuns, como quando se ganha na loteria ou se herda um montante vultuoso – há uma distância grande entre o desejo de enriquecer e a concretização de ter um dia a dia no qual sobrar dinheiro faz parte da rotina.

Na vida da maioria a forma viável de ganhar dinheiro é trabalhando como empregado ou prestador de serviços, ou ainda decidindo criar um CNPJ e abrindo uma empresa. 

Independente do caso, para que se sobre (e multiplique) dinheiro é preciso fazer o controle financeiro constante. 

Finanças em casa e nas empresas

No caso de empresas, o fluxo de caixa, capital de giro, giro de estoque, valor do ticket médio são exemplos de tópicos que exigem cuidado de gestores. 

Já quando se fala de controlar o orçamento doméstico, ou finanças pessoais, adotar medidas de controle de gastos também são indicadas. 

Uma pesquisa do SPC Brasil aponta que 47% das pessoas da Geração Z, que hoje está com idade entre 18 a 25 anos, não faz controle de gastos. Ao todo, 19% diz não saber como fazer. Um exemplo claro de falta de educação financeira.

Conteúdo sobre educação financeira na web

Por todos esses motivos já citados, o MundoEmpresa selecionou alguns canais do Youtube que podem ajudar na busca por informações sobre a importante educação financeira. Ela pode ser uma aliada na sua rotina.

Confira abaixo sete canais do Youtube para quem quer conteúdos sobre finanças: 

Clube do Valor

Canal com mais de 440 mil inscritos, possui entre os vídeos mais vistos postagens com mais de 1 milhão de visualizações. 

Educação financeira: 7 canais do Youtube para aprender sobre finanças
Reprodução

O Clube de Valor é feito pelo planejador financeiro e gestor de investimentos,  Ramiro Gomes Ferreira. O propósito do canal é ensinar pessoas de todas as idades a investir melhor. 

Finanças femininas 

O canal tem vídeos da palestrante e coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015), Carol Sandler. 

Educação financeira: 7 canais do Youtube para aprender sobre finanças
Reprodução

O Finanças Femininas  também conta com postagens sobre empoderamento feminino e consumo. O canal  tem quase 100 mil inscritos.  

Me poupe 

O Me poupe, um dos mais conhecidos canais com a temática possui mais de 4 milhões de inscritos, é apresentado pela jornalista e escritora Nathalia Arcuri. Ela foi considerada a mulher mais influente da internet brasileira (IPSOS 2017).  

Educação financeira: 7 canais do Youtube para aprender sobre finanças
Reprodução

A jornalista também lançou um reality show onde ajuda endividados e a Jornada da Desfudência, um curso online de Finanças Pessoais, Mindset e Investimentos.  

O Primo Rico

Outro canal que aborda sobre finanças e já se configura como sucesso na web é O Primo Rico, com 2,8 milhões de inscritos. 

Educação financeira: 7 canais do Youtube para aprender sobre finanças
Reprodução

O canal é feito por Thiago Nigro, que compartilha conhecimentos sobre o mercado financeiro para quem quer ganhar dinheiro e se aposentar mais cedo.    

Finanças pra Ti

Com 9 mil inscritos,  os vídeos do canal Finanças pra Ti já conta com mais de 744 mil visualizações. 

Educação financeira: 7 canais do Youtube para aprender sobre finanças
Reprodução


Tesouro Direto, finanças pessoais, dicas de investimentos, análise dos juros, estratégias de investimentos estão entre os temas abordados. 

EconoMirna 

Com intuito de ensinar sobre finanças e educação financeira de forma descomplicada e divertida, Mirna Borges criou o EconoMirna.  

Educação financeira: 7 canais do Youtube para aprender sobre finanças
Reprodução

O canal tem mais de 870 mil inscritos e tem conteúdos sobre: como economizar, como diminuir despesas pessoais, como poupar, como investir com pouco dinheiro, entre outras coisas. 

Gustavo Cerbasi 

Considerado uma referência quando o assunto é educação financeira, Gustavo Cerbasi faz vídeos para o canal homônimo que já conta com 718 mil inscritos. 

Educação financeira: 7 canais do Youtube para aprender sobre finanças
Reprodução

Ele é palestrante e escritor.  Gustavo Cerbasi escreveu o best-seller “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” e foi eleito um dos 100 brasileiros mais influentes.