Desafios de inovação que deverão ser superados em 2021

0
72
A pandemia obrigou as empresas a se reinventarem em vários aspectos. Mas como será daqui para frente?
A pandemia obrigou as empresas a se reinventarem em vários aspectos. Mas como será daqui para frente?

O ano de 2020 foi surpreendente em inúmeros aspectos, exigindo realocação de recursos e investimentos em inovação em empresas de todos os segmentos. Estima-se que antecipamos em cinco anos a previsão de transformação digital, sendo que recursos de tecnologia foram fundamentais para que organizações conseguissem superar o cenário de instabilidade.

Apesar de, aos poucos, a rotina voltar a uma normalidade, mudanças que foram implementadas não serão desfeitas. Muito se fala no “novo normal”, mas em que a pandemia impactou hábitos de consumo e relacionamento entre marcas e consumidores? Com base na experiência ao desenvolver projetos globais durante este período, indico prestar atenção a alguns desafios de tecnologia e de inovação que deverão ser superados no próximo ano.

Inovação e escalabilidade de produtos digitais

O aumento repentino da procura por produtos digitais deixou evidente falhas de sistemas não escaláveis, que não conseguiram acompanhar a demanda. Em contrapartida, empresas que priorizaram a arquitetura de software conseguiram ter resultados positivos em suas soluções. 

Para se adaptar ao novo momento, é importante avaliar a situação atual da tecnologia de sua empresa para, então, desenhar e implementar a arquitetura de software necessária para dar suporte às iniciativas de inovação e aumento de eficiência. Dessa forma, a TI da sua companhia será uma área realizadora de mudanças em 2021.

Decisões baseadas em dados

Devido a bases desorganizadas, cientistas de dados e analistas de negócio perdem muito tempo coletando e higienizando dados. Para que sua empresa obtenha vantagens por meio de uma cultura data driven, é necessário ter dados estruturados, integrados e enriquecidos. O melhor caminho para isso é investir em engenharia de dados, planejando a arquitetura da solução, com avaliação das fontes de dados atuais e determinação de que caminhos devem percorrer, considerando, também, ferramentas e infraestrutura necessárias. Automatize o processo de extração de dados, com a criação de data pipelines. E, caso necessário, faça a migração e o armazenamento de dados em cloud, com princípios de governança, segurança e compliance.

Times especializados

Com a falta de profissionais qualificados, muitos produtos e inovações digitais chegam ao mercado já defasados, não atendendo mais aos requisitos desejados por seus clientes. A base para a transformação dos negócios digitais é o capital humano, mas muitas empresas não possuem uma política que consiga manter o desenvolvimento de talentos com negócios digitais. Os melhores resultados são obtidos por empresas que possuem equipes multidisciplinares, metodologias ágeis para desenvolver soluções e que colocam o cliente no centro de sua estratégia. 

Relacionamento omnichannel

Escalar e integrar o atendimento da empresa reduz custos com suporte e aprimora a experiência do usuário, aumentando a lealdade do consumidor à marca. Até o final do ano, 85% do relacionamento com empresas não terão qualquer intervenção humana. Para entregar uma experiência integrada e omnichannel, é necessário focar na criação e no aprimoramento dos canais digitais de forma efetiva. 

Entregue a melhor experiência

Segundo a consultoria Gartner, 40% das companhias não falam com o usuário final durante o desenvolvimento de uma aplicação e 50% não sabem definir direcionamentos para a equipe de design. Para simplificar e aprimorar a experiência do usuário, é preciso entender o cliente e oferecer a ele as funcionalidades certas, que farão sua aplicação ser utilizada com todo o potencial.