Com isolamento, apps se impõe como pilares de empresas

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inovações implementadas na rede com apps de empresas para enfrentar o isolamento social
recurso de envio simultâneo do Token por e-mail e por SMS. Com layout mais intuitivo para acesso às funcionalidades dos cartões

A pandemia modificou profundamente o comportamento de compra dos brasileiros. De um dia para o outro, grande parcela da população – acostumada a comer fora de casa e a fazer compras em shoppings e lojas de rua – viu-se obrigada a mudar o caminho até seus pratos prediletos e suas lojas favoritas. O trajeto, antes feito de carro, a pé, de bicicleta ou de metrô, passou a ser feito na palma da mão, por meio dos mais variados aplicativos de entregas, tanto de comida como dos demais itens de consumo.  

Do outro lado do balcão, milhões de empreendimentos que até então não mantinham qualquer presença online foram obrigados a adequarem-se rapidamente à nova realidade. Diante do isolamento social, a única forma de alcançar os seus consumidores seria marcando presença no mundo virtual, por meio de sites ou de aplicativos próprios. 

Não à toa, as buscas pela expressão “desenvolvimento de aplicativos” no Google cresceram 100% em julho na comparação com abril, segundo mês da pandemia. Conforme a empresa de tecnologia RankMyApp, a expectativa é de que o mercado mundial de criação de apps movimente até o ano que vem nada menos do que US$ 6,3 trilhões, o equivalente a mais de três vezes o PIB brasileiro (estimado em US$ 1,9 trilhão). Atrás da Indonésia, o Brasil é o segundo país onde este mercado mais cresce na atualidade.  

Evolução digital 

Para uma rede de locação de máquinas e equipamentos de pequeno porte para a construção civil, a pandemia foi o momento de uma verdadeira virada tecnológica. Desde março, a empresa Casa do Construtor implantou várias ferramentas visando fortalecer o contato virtual com seus clientes, conexão que deve se tornar ainda mais relevante e facilitar as locações no chamado “novo normal”.

 milhões de empreendimentos que até então não mantinham qualquer presença online foram obrigados a adequarem-se rapidamente
Bruno Strahm | MundoEmpresa | Conteúdo relevante A necessidade fz

A necessidade de vencer o isolamento fez empresas buscarem a digitalização

Uma das inovações implementadas foi o cadastro inteligente, que verifica as informações dos consumidores junto às bases de dados do governo, com o objetivo de verificar se o CPF ou CNPJ informado é válido. Combinada ao uso de biometria facial, a medida é fundamental no sentido de prevenir fraudes nas locações.  

App e chatbot

Para os clientes que não podem ir à loja pessoalmente foi implementado um chatbot com o qual é possível realizar cotações pelo próprio WhatsApp. Enquanto o consumidor conversa com o chat, repassando seus dados para a locação, as informações são transferidas para o servidor da empresa.

Outra ferramenta implantada foi o app de auxílio ao vendedor que pode ser usado no celular ou tablet. Espécie de braço direito do vendedor, o app diminui a burocracia, aumenta as taxas de conversão e dá mobilidade para os vendedores. 

Aposta em apps diversos

Outra experiência foi da empresa de ortodontia que lançou um aplicativo que reúne funcionalidades voltadas aos clientes e franqueados da rede. O app busca otimizar o tempo de pacientes, franqueados e funcionários, servindo para o agendamento ou a remarcação de consultas, a verificação do histórico de consultas e pagamentos, entre outras funções.  

Buscas pela expressão “desenvolvimento de aplicativos” no Google cresceram 100% em julho na comparação com abril
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Para o desenvolvimento do app, a OrthoDontic realizou um estudo sobre o comportamento dos pacientes. A ideia é otimizar a jornada do cliente, proporcionando maior praticidade e facilidade nas atividades cotidianas que envolvem o tratamento, contando com uma excelente experiência de navegação.

Facilidade no pagamento

Veterana em meios de pagamento eletrônico do Brasil,lançou uma nova versão do seu app, o Benefício ValeCard. Disponível nas lojas App Store (iOS) e Play Store (Android), o app conta com as funções de desbloqueio/ativação do cartão, alteração da senha, consultas (extrato de transações, rede credenciada por ponto de referência, rede credenciada por categoria) e solicitações (segunda via do cartão, bloqueio por perda/roubo).  

A nova versão do app ainda traz como diferenciais a exclusão de solicitação de CVV para bloqueio de cartão, a não permissão de desbloqueio do cartão para usuários de empresas que não autorizem esta função (o aplicativo exibe uma mensagem de orientação para o usuário procurar o setor de RH da empresa).

O app também conta com o recurso de envio simultâneo do Token por e-mail e por SMS. Com layout mais intuitivo para acesso às funcionalidades dos cartões, o aplicativo também teve renomeados alguns campos para facilitar a interação do usuário com app.