Datas comemorativas são tradicionais no calendário. No próximo ano, mais de 10 delas devem fazer muitos terem momentos de folga. Alguns dos feriados de 2020 serão prolongados e poderão fazer algumas empresas se beneficiarem, mas para isso é necessário planejamento.

Já para consumidores também vale ficar atento, principalmente aqueles que investem em turismo. Abaixo veja a listagem de feriados.

Embora o descanso seja almejado por muitos trabalhadores, os feriados e pontos facultativos – principalmente os prolongados – preocupam alguns empresários. Afinal, muitos dos segmentos de negócios param de funcionar nessas datas. 

Agora, há ainda alguns ramos empresariais que podem se beneficiar. Por isso, é fundamental conhecer as datas dos feriados e fazer um bom planejamento baseado no calendário 2020. 

Oportunidades de lucros com feriados

Note que boa parte das datas se tornam os chamados feriados prolongados, quando a maioria dos trabalhadores podem parar por mais dias, por exemplo “enforcando” uma sexta-feira após um feriado oficial na quinta.

Outras datas são típicas e naturalmente favorecem vendas, entre elas a páscoa e o natal.

Dependendo da área de atuação, as empresas podem fazer ações relacionadas com os feriados e se beneficiar. 

Diretamente negócios ligados ao turismo, cultura e entretenimento são os que podem – via de regra – lucrar mais com os feriados. 

Diferentemente do calendário 2019, poderá ocorrer ainda uma tendência de busca maior pelo mercado nacional de turismo por conta da alta do dólar.

A divulgação prévia e realização de promoções podem incentivar consumidores a buscar produtos e serviços nos momentos de lazer durante os dias longe do trabalho. Por isso, vale a pena já começar a desenhar as ações de 2020 agora.

Atenção consumidores

Nota-se que não são poucos os que aproveitam os feriados para viajar. Embora as datas favoreçam a prática, deixar para comprar passagens aéreas, reservar hotéis e comprar ingressos pode ficar mais caro com a aproximação dos feriados. 

Em resumo, os consumidores também podem se planejar com antecedência para aproveitar os feriados de 2020 no Brasil gastando um pouco menos. 

Por conta disso, as empresas já devem pensar e disponibilizar preços e a possibilidade de aquisição de serviços e produtos para as datas, principalmente quando há ponto facultativo e feriadão prolongado como é o caso de 25 de fevereiro, no carnaval 2020.

Calendário de Feriados 2020

Agora, confira abaixo a listagem com os respectivos feriados agendados para o calendário ano de 2020:

  • Ano novo: 1º de janeiro (quarta-feira)
  • Carnaval: 24 a 26 de fevereiro (segunda-feira a quarta-feira)
  • Sexta-feira Santa: 10 de abril (sexta-feira)
  • Páscoa: 12 de abril (domingo)
  • Tiradentes: 21 de abril (terça-feira)
  • Dia do Trabalho: 1º de maio (sexta-feira)
  • Corpus Christi: 11 de junho (quinta-feira)
  • Independência do Brasil: 7 de setembro (segunda-feira)
  • Dia de Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro (segunda-feira)
  • Finados: 2 de novembro (segunda-feira)
  • Proclamação da República: 15 de novembro (domingo)
  • Natal: 25 de dezembro (sexta-feira)

Atenção! Em muitos casos, o calendário de feriados aumenta com a inclusão de datas estabelecidas por estados e municípios, como aniversários de cidades por exemplo. Então, a lista pode crescer.

Resumindo, empresários e consumidores podem, desde já, começar a se programar para aproveitar os feriados de 2020 – seja gastando ou lucrando com as respectivas datas.