Bahia se impõe como polo de inovação tecnológica de startups

0
71
Startups impulsionam Estado, que saltou da 18ª posição em um ranking nacional que quantifica as empresas de inovação para a quinta posição em apenas três anos
Startups impulsionam Estado, que saltou da 18ª posição em um ranking nacional que quantifica as empresas de inovação para a quinta posição em apenas três anos

Além de ser o estado com maior extensão territorial e populacional de todo o Nordeste, a Bahia possui um protagonismo histórico na economia do Brasil.  O estado, que sempre expressou uma força criativa e empreendedora, tem se tornado também celeiro da inovação e berço de startups de tecnologia. São empresas que aliam tecnologia, atendimento humanizado e inteligência para oferecer soluções que renovam muitos segmentos, entre eles os mercados de contabilidade, saúde e advocacia.

De acordo com a Associação Brasileira das Startups, a Bahia é o primeiro estado nordestino no ranking que reúne maior volume de investimentos no setor, com US$11,7 milhões. Verdade que ainda falta pouco para alcançar os investimentos realizados em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, mas já é possível notar o protagonismo regional da Bahia. Com quase 15 milhões de habitantes, o estado com maior população negra do país, vai dando vida ao que chamam de “Vale do Silício Negro”. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a capital baiana figurava, em 2017, na 18ª posição em um ranking nacional que quantifica as empresas de inovação. Em 2019, saltou para o 8º lugar. Em 2020 já ocupa a quinta posição do ranking.

Destaques

Três startups têm se destacado nacionalmente dentro desse cenário: A Agilize, pioneira em contabilidade online no país;  Sanar, que cuida da jornada profissionais dos médicos; e o Jusbrasil, que desburocratiza e otimiza consumo e utilização de informações jurídicas.

Em março deste ano, a plataforma estava presente em 14 cidades e no fechamento de  setembro, após a ampliação de atendimento para 5 mil novas cidades, registrou um crescimento de 120% entre janeiro e setembro.  A expectativa é seguir essa curva e expandir em 400% até o final de 2021.

Assessoria contábil

Fundada em 2013, a Agilize presta assessoria contábil para micro e pequenas empresas de todo o Brasil, oferecendo contabilidade completa, inclusive com emissão de notas fiscais pela internet e consulta de impostos, além de prestar assessoria para transformar microempreendedores individuais (MEIs) em microempresas (MEs).

Esse ‘boom’  foi possível com a crise, que estimulou ainda mais o empreendedorismo – como opção para quem perdeu o emprego e/ ou decidiu arriscar.

Desde sua fundação, a plataforma possibilitou a abertura de mais de 3 mil empresas.

Educação médica

A Sanar é a MedTech brasileira que possui a maior plataforma online de educação médica do país. A startup recebeu mais de 5 milhões de novos visitantes e viu sua receita aumentar 120% em 2020.

No dia 15 de abril, durante o auge da pandemia, a startup recebeu um aporte de R$ 60 milhões, que impulsionou ainda mais as estratégias. A partir disso, uma série de soluções foram elaboradas pela equipe. 

Este ano, a medtech já alcançou, em junho, a receita do ano inteiro de 2019. Também elaborou outros canais de comunicação gratuitos com informações técnicas sobre a doença como forma de contribuir no combate a doença como o aplicativo “Sanar|Med Covid-19”, e ChatBot no Telegram. 

Facilitadora de acesso à informação

O Jusbrasil é uma startup que carrega em seu DNA tecnologia e informação jurídica. Cerca de 1,6 milhão de pessoas acessam diariamente o Jusbrasil, são 28 milhões de acessos únicos ao mês. 

A plataforma oferece ferramentas que removem as burocracias e otimizam a busca, o consumo e a utilização dessas informações, a toda e qualquer pessoa que necessite delas – profissionais do Direito ou pessoas de fora da área. Fundada em 2008 em Salvador, a startup tem uma base de mais de 1 bilhão  documentos, que cresce diariamente, mais de 900 mil advogados utilizam seus produtos e estão cadastrados. 

O Jusbrasil oferece uma série de produtos, o principal produto é a ferramenta gratuita de busca de informações jurídicas. O Jusbrasil PRO permite uma experiência mais completa às funcionalidades do Jusbrasil, como ementas já formatadas, o Jusbrasil Processos permite ao assinante acompanhar processos a partir de seu número ou a partir de termos, como um nome ou CPF.