As tendências de consumo e o futuro do trabalho corporativo

0
73
Tendências no trabalho corporativo
A combinação de diferentes expertises em torno de apenas um projeto será cada vez mais comum

A busca por um propósito tem sido uma preocupação constante para as empresas. A cobrança por um posicionamento claro, também. Hoje, mais do que nunca, os consumidores passaram a enxergar o fator “propósito” como um dos motivos de seleção para suas compras e interações com diferentes marcas, segundo estudo realizado pela ilegra, empresa global de inovação, design e software.

Intitulado “Panorama ilegra: Futuros Plurais”, o estudo analisou as principais tendências do mercado. Entre elas, está a busca crescente por marcas transparentes, justas e com propósitos claros de inclusão, além da melhoria da vida em sociedade com a ajuda da tecnologia.

A procura por empresas que tomam partido em diferentes causas cria uma sensação de aproximação do público com a marca, unindo propósitos e ideologias.

Veja, abaixo, algumas das principais tendências apontadas pelo estudo, as quais não devem demorar a se consolidar nos mais variados setores.

Novos comportamentos do consumidor

Um grande desafio para as empresas será na adaptação aos novos padrões de consumo.

Fique atento para as preferências de atendimento e consumo do seu consumidor
Bruno Strahm | MundoEmpresa | Conteúdo relevante Fique atento para as preferências de atendimento e consumo do seu consumidor

Manter uma jornada consistente, em diferentes canais, também se torna uma prioridade – multicanais serão cada vez mais necessários, uma vez que companhias não conseguem atender a todos de forma simultânea.

Soluções personalizadas para cada indivíduo

Utilizar a tecnologia para uma sociedade mais inclusiva, o que também inclui a utilização dos dados com mais transparência e responsabilidade, é uma tendência relevante. No entanto, customização é a palavra-chave.

Seu cliente deve se sentir único com um atendimento customizado para seu gosto
Bruno Strahm | MundoEmpresa | Conteúdo relevante Seu cliente deve se sentir único com um atendimento customizado para seu gosto

Cresce a demanda por serviços, atendimentos e produtos cada vez mais personalizados. O usuário/consumidor, de diferentes grupo sociais e faixas etárias, deseja se sentir mais próximo das empresas.

Utilização de dados

Na área de tecnologia, o destaque está na possibilidade de análise do público, por meio de dados. A análise desses mesmo dados também pode ser benéfica não apenas para os consumidores, mas também para as empresas, pois antecipa comportamentos e preferências, ou seja, na tomada de decisão.

Bruno Strahm | MundoEmpresa | Conteúdo relevante Transforme a coleta de dados sobre tendências em informações úteis ao negócio

O estudo evidencia que o design centrado no usuário não é mais suficiente, e que este deve ser centrado no ecossistema, o chamado life centered design

União de expertises e troca de conhecimento

Gerar soluções que resolvam problemas complexos é uma preocupação. Por essa razão, será cada vez mais comum, como prática corporativa, que empresas reúnam profissionais de inúmeras áreas, na execução de um projeto, e tirem proveito das diferentes expertises para acelerar entregas e melhorar seus resultados.

Busca por propósitos vira prioridade para consumidores

Pessoas estão procurando empresas que tomem partido de algum lado, que tenham posicionamento e compartilhem do mesmo propósito.

Bruno Strahm | MundoEmpresa | Conteúdo relevante Consumidores tendem a cada vez mais ser exigentes e racionais com o que e quando consomem produtos, verificando sua origem e forma de produção

Isto é, as exigências da população se transformaram e passamos a enxergar uma pressão pela conduta mais ética e correta de empresas em suas práticas internas e seu posicionamento público, proporcionando uma sociedade mais justa, seja para clientes ou funcionários.

Preocupação com a vida fora do trabalho

O estudo aponta para uma tendência chamada de “Employee Experience”, ou seja, a experiência do colaborador.

Bruno Strahm | MundoEmpresa | Conteúdo relevante Cenas como esta serão cada vez mais raras daqui para frente, uma vez que a saúde dos funcionários fora do ambiente de trabalho também importa

Com isso, fica evidente que as empresas não mais se preocuparão somente com o bem-estar de seus funcionários dentro do espaço físico de trabalho, mas também com a vida do colaborador  no âmbito pessoal, compreendendo todas as áreas de sua vida.